Desinfestação e controlo vespa asiática
A desinfestação e o controlo da vespa asiática são essenciais para proteger os ecossistemas e a agricultura desta espécie invasora, que pode também trazer riscos acrescidos para a própria saúde humana. As medidas de controlo passam essencialmente pela identificação e destruição dos ninhos.
A eliminação eficaz dos ninhos é fundamental para controlar a disseminação desta espécie, protegendo os enxames de abelhas de ataques diretos, que podem levar a uma diminuição da produção de mel e produtos relacionados, pondo ainda em causa a polinização vegetal.
As operações de desinfestação de vespas asiáticas podem ser difíceis e até perigosas (uma picada pode ser muito dolorosa), pelo que devem ser levadas a cabo por profissionais qualificados, com experiência na área e os conhecimentos necessários.
Deverá entrar em contacto com especialistas, caso suspeite de uma infestação de vespas asiáticas na sua zona. Uma desinfestação e controlo de vespa asiática contribui para a preservação das abelhas e garante a continuidade das suas atividades.
O que é a vespa asiática
A vespa asiática, também conhecida como vespa velutina ou vespa amarela, é uma espécie invasora proveniente da Ásia que representa uma ameaça significativa – não só para os seres humanos em geral, como também para as abelhas e para a própria biodiversidade local.
Desde logo, e por ter um tamanho maior do que uma vespa normal, a sua picada pode ser uma experiência mais dolorosa, podendo mesmo ser fatal para quem é alérgico. Por outro lado, a sua presença pode ter um impacto negativo na produção de mel e levar à diminuição da polinização vegetal, na medida em que este tipo de vespa se alimenta de abelhas e de insetos polinizadores.
Um ninho de vespas asiáticas pode alcançar um metro de altura e 80 centímetros de diâmetro e pode acolher cerca de duas mil vespas. É durante o verão que as vespas asiáticas atingem o pico da sua atividade e atacam em força as colmeias, com prejuízo para a apicultura. No entanto, com a chegada do inverno, as vespas rainhas morrem e as fundadoras (rainhas no ciclo seguinte) entram em hibernação, permanecendo inativas até fevereiro ou março.
Quais os riscos que representam as vespas asiáticas
As vespas asiáticas podem representar sérios riscos no nosso ecossistema. Na medida em que se alimentam de abelhas e de outros insetos polinizadores de plantas, a sua voracidade pode causar a destruição de colmeias inteiras e, desta forma, afetar a produção de mel.
Além disso, uma picada de uma vespa asiática pode ser uma experiência dolorosa para o ser humano, inclusive para quem enverga o fato de apicultor. O veneno pode causar reações alérgicas graves, com risco de anafilaxia em casos extremos.
As vespas asiáticas também podem perturbar a biodiversidade local, ao competirem com espécies nativas por recursos. Importa ainda referir que a presença de vespas asiáticas no nosso ecossistema pode ter um impacto económico negativo na apicultura e agricultura em geral, devido à redução de abelhas polinizadoras.
Como identificar as vespas asiáticas
As vespas asiáticas são consideravelmente maiores do que as vespas normais. Uma operária pode medir cerca de 2,5cm e uma rainha pode atingir os 3,5cm.
A nível de cores, podem apresentar um corpo predominantemente preto com uma faixa amarela no abdómen e pernas de cor amarela nas extremidades. A parte inferior do abdómen é caracteristicamente quase inteiramente amarela. A cabeça é preta com uma face laranja-amarelada.
Ao contrário de algumas vespas nativas, a vespa asiática voa em linha reta a uma altura relativamente baixa. Os ninhos, geralmente esféricos e de grandes dimensões, são frequentemente encontrados em árvores altas ou em estruturas elevadas.
A vespa asiática é perigosa para os humanos
De um modo geral, a vespa asiática representa uma ameaça significativa, podendo ser muito perigosa para os humanos. Como têm um ferrão enorme, uma simples picada pode ser extremamente dolorosa, mesmo que envergue o fato de apicultor, podendo causar inchaço, vermelhidão e, em casos mais graves, necrose no local afetado.
Além disso, o veneno libertado durante a picada pode provocar reações alérgicas graves, incluindo anafilaxia que, se o tratamento não for imediato, pode ser fatal.
Por outro lado, quando os ninhos são de alguma forma perturbados, a agressividade das vespas asiáticas aumenta consideravelmente, originando um possível ataque de grupo e, consequentemente, um risco mais elevado para as pessoas próximas.
Se identificar algum destes sinais na sua casa ou empresa, não hesite em nos contactar!
Evite situações desagradáveis prevenindo uma infestação de percevejos ao invés de atuar apenas quando esta já estiver espalhada.
Chamada para a rede móvel nacional
Porque se devem destruir todos os ninhos de vespa asiática
Sabia que uma só vespa asiática pode matar mais de 30 abelhas por minuto? Identificar e destruir todos os ninhos de vespa asiática é a melhor forma de proteger o ecossistema e os seres humanos deste inseto invasor de origem asiática.
A eliminação eficaz dos ninhos permite, por um lado, reduzir a propagação desta espécie e, por outro, proteger os enxames de abelhas do ataque direto, pois a presença das vespas asiáticas reduz a atividade das abelhas, o que se reflete numa diminuição da produção de mel e põe em causa a polinização vegetal.
Além disso, a presença de ninhos perto de áreas habitacionais pode representar um perigo de ataques a pessoas e a animais, pelo que a destruição dos ninhos é uma medida preventiva importante para salvaguardar tanto a biodiversidade como a saúde humana.
Especialistas a eliminar a vespa asiática de forma definitiva
Na maioria dos casos, eliminar a vespa asiática de forma definitiva requer a intervenção de especialistas qualificados nesta área, os quais recorrem a técnicas e a métodos seguros e eficazes para localizar e destruir os ninhos, minimizando assim o risco de ataques diretos a pessoas e a animais.
As intervenções de destruição de ninhos requerem cuidados especiais. Para que tudo corra bem, é necessário utilizar equipamentos de elevada proteção e produtos específicos para garantir uma completa erradicação desta espécie, como também para prevenir a formação de novos ninhos.
Se suspeita da presença de vespas asiáticas perto de si, o melhor será contactar uma equipa de especialistas que possa atuar a nível de desinfestação e controlo de vespa asiática, no sentido de proteger o ecossistema e a saúde pública.
Sem Compromisso | Com Discrição
Sem Compromisso
Com Discrição
Seja qual for o seu caso, após marcação, a nossa Equipa irá analisar a situação para lhe facultar um orçamento ajustado ao seu caso.
Após aceitação deste orçamento, iniciaremos a nossa Intervenção. Entendemos o quão desagradável as pragas podem ser, por isso garantimos Total Discrição.
A eliminação de qualquer praga pode requerer mais que uma intervenção, razão pela qual pode ser necessário existir um acompanhamento Pós-Venda das nossas Equipas para garantir uma Desinfestação com Sucesso.
Contacte-nos!
Urgências 24H!
Estamos disponíveis 24H por dia durante TODO O ANO para o ajudar com o seu problema de infestação de PERCEVEJOS, em TODO O TERRITÓRIO NACIONAL CONTINENTAL.
Desde uma infestação de menores dimensões a uma grande infestação, seja na sua residência ou na sua empresa, escritório ou fábrica, temos à sua disposição os meios e recursos humanos e tecnológicos para eliminar a presença de PERCEVEJOS desde a sua origem.
Chamada para a rede móvel nacional